segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Da série: "Isso poderia dar um filme de terror!"

Extra: Sr. Gosma do Mal ataca Mediterrâneo!


Uma enorme "nojentice" formada por vírus, bactérias, pequenos crustáceos e muco feito desse pessoal já citado, morto, está tomando conta de parte do Mar Mediterrâneo. Esse fenfantasmagórico fenômeno é comum nessa área, principalmente no mar Adriático (braço do Mediterrâneo), PORÉM, nos últimos anos, vem aumentando devido à elevação da temperatura do mar, chegando a atingir kilômetros de extensão, principalmente na costa, segundo estudo publicado em setembro deste ano no jornal PLoS One.

O aumento desse muco pode ser prejudicial a vida marinha, causando contaminação e asfixia de peixes, e também aos humanos, já que uma das bactérias carregadas é E. coli.

Fonte: National Geographic News

Historinha de "ninar"

-Pai, conta uma estória pra eu dormir?
-Conto, minha filha... Conto uma história...

Trocadilhos gramaticais a parte, o Governo britânico, após pesquisas desanimadoras mostrando o desdém dos ingleses com os eminentes problemas ambientais, resolveu pegar pesadíssimo com o pessoal que não está acreditando muito "nesse papo de aquecimento global". Foi lançado um vídeo em resposta às recentes pesquisas nas quais indicaram que mais de 50% dos entrevistados do Reino Unido acreditam não serem responsáveis, e muito menos afetados pelas mudanças climáticas (!!!). Ué? Sem julgamentos, mas eles que lançaram a tendência de lançar CO2 na atmosfera na época da Revolução Industrial!
O vídeo mostra um pai contando uma bed story para sua filhinha de fatos nada fantasiosos: ondas que devastam cidades, enchentes, furacões e um monstro formado por gás carbônico. No mínimo tocante, a contar pelo rosto da garotinha perguntando "Is there a happy ending?".






Que tal uma versão em português?


Fonte: Planeta Sustentável


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cobra com pé



Uau! Bizarro seria uma palavra bem adequada.
Encontrada na China cobra com pé. A pobre senhora de 66 anos, Dean Qiongxu descobriu a cobra agarrada na parede de sua cama no meio da noite. Claro, bateu na coitada (da cobra) até a morte antes de colocá-la em um vidro com álcool e levá-la a Universidade Normal do Oeste da China para ser estudada pelo Departamento de Ciências da Vida. Especialistas dizem que duas cabeças é a mutação mais comum em cobras, o mesmo que acontece com gêmeos siameses. Porém, estudos serão feitos antes de uma conclusão final sobre o bicho.
Daria um bom personagem adversário ao Godzilla, o que vocês acham? A arte imita a vida...

Fonte: telegraph.co.uk

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nojo, não!

Por que eles despertam tanto nojo na maioria das pessoas? Acho que tudo que é muito cheio de muco tem esse poder sobre a população: minhocas, lesmas, caramujos, etc... Mas acredite, todos são igualmente fascinantes, mesmo sem serem peludos e fofinhos como um cachorro. E falando nisso, você sabia que é muito mais fácil você pegar uma doença tocando num gato ou cachorro do que em um sapo? Os anfíbios possuem a pele muito sensível e realizam respiração cutânea, então eles possuem substâncias na pele que impedem o crescimento de fungos e bactérias. Então pra quê nojo, não é mesmo?

Eleutherodactylus fenestratus (não tenho certeza se mudou o gênero)

Passei sexta e sábado na Reserva Florestal Adolfo Ducke, e tive o prazer de passar a noite e o dia estudando e admiriando pererecas, sapos e rãs em seu habitat natural. Esse lugar possui boa parte desses Anura que podem ser encontrados em toda a Amazônia.

Aqui tem algumas fotos pra vocês...

Bufo marinos, o famoso sapo-cururu



Phyllomedusa tarsius


girino de Hypsiboas geographicus


Anuros: fascinantes e limpinhos

Fotos: Anne Jezini (yeaaah, that's me baby)/M. Faleiros

sábado, 13 de junho de 2009


GELADAAAA!

Essa criatura, estranha e gelada é um sapo muito diferente. Ele é exclusivamente aquático, seus filhos crescem em suas costas e em cada um de seus dedos podemos encontrar três projeçoes, diferente da maioria dos sapos, rãs e pererecas. É conhecido aqui na Amazônia por sapo-aru (Pipa pipa). Dia desses peguei um na mão na aula de Vertebrados I, e como se não bastasse ser gelado, fez o favor de urinar na minha mão segundos antes de eu devolvê-lo! Por um instante achei que fosse de medo, mas segundo o professor (Prof. Dr. Marcelo Menin), serve pra hidratar o corpo devido ao tempo que ele ficou fora d'água.

Imagem: Mec